Hubs de Inovação e Empreendedorismo é um ecossistema de inovação que está com inscrições abertas para startups que queiram ser desenvolvidas pela instituição
Publicado em 13/04/2021
As startups cariocas podem se inscrever até 16 de abril para fazer parte do Hubs de Inovação e Empreendedorismo do Ibmec RJ, um espaço colaborativo dedicado à inovação. 12 serão aprovadas. O objetivo é desenvolver novos negócios, conectando empreendedores com mentores reconhecidos pelo mercado e grandes empresas que estejam em busca de ideias contemporâneas aplicáveis ao seu negócio.
Segundo dados da Startup Base, da Abstartups, o Brasil tem hoje mais de 13 mil startups e o Rio de Janeiro é a segunda cidade com o maior número, ficando atrás apenas de São Paulo. O empreendedorismo também tem crescido no último ano. A pandemia trouxe um aumento nos números do desemprego no Brasil e com isso um aumento de novos empreendedores. Entre os meses de janeiro e setembro de 2020, o registro de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, comparado com o mesmo período de 2019, chegando a 10,9 milhões de registros.
Leia: FGV é a primeira faculdade a entrar no Clubhouse
“Com o crescimento do desemprego no país, empreender pode ser um caminho. Porém, os riscos de um negócio em meio a uma pandemia precisam ser bem mitigados e conhecidos, garantindo a sustentabilidade do negócio. Ter um ambiente de conexão, de forma gratuita, com mentores reconhecidos pelo mercado e com a chancela do Ibmec é uma oportunidade única de acelerar o desenvolvimento das empresas classificadas para o projeto”, diz Luiz Barbieri, coordenador do Hubs.
O Hubs do Ibmec RJ terá sede nos dois campi da instituição, na Barra da Tijuca e no Centro, e funcionará como uma incubadora e aceleradora para as startups selecionadas. As inscrições para participar estão disponíveis aos alunos e ex-alunos do Ibmec RJ e à toda comunidade carioca. Após a inscrição, os candidatos serão avaliados pelo Comitê Gestor e, no dia 23 de abril, serão divulgadas as 12 startups aprovadas.
“Essa é uma oportunidade para o empreendedor carioca desenvolver o seu negócio dentro de uma das principais escolas de negócios do país, em um ambiente dinâmico e inovador. A interação com alunos e professores do Ibmec, além das mentorias com especialistas do mercado, proporcionam uma rede de relacionamento único e que constituem um importante ativo para o empreendedor”, enfatiza Paula Esteban, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Ibmec RJ.
Leia: O que falta no processo de transformação tecnológica do ensino superior?
As startups podem ter até seis participantes e contarão com mentorias de especialistas convidados de diversas áreas, os Embaixa-Hubs. Os negócios selecionados terão um encontro semanal, presencial ou remoto, com o expert. A duração do programa é de até 12 meses, divididos em dois ciclos de seis meses para a produção e evolução do modelo de negócio, com auxílio de mentores e especialistas de diversas áreas.
Para participar, as empresas devem se candidatar de acordo com um dos níveis – nível early stage – onde a startup deverá ter pesquisa de mercado elaborada com evidências de oportunidades de negócio e um plano financeiro com viabilidade técnica; ou – nível growth – a startup deverá ter um MVP validado, CNPJ e ter um cliente em potencial/contrato e/ou perspectiva de clientes.
O projeto do Hubs do Ibmec foi iniciado em São Paulo em 2019 e hoje possui 13 startups residentes na unidade paulista.
Inscrição: até 16 de abril
Link: https://blog.ibmec.br/destaques/ibmec-hubs-rio/
Selecionados: 23 de abril
Ibmec chama o mercado para cocriação
A diversidade em sala de aula faz diferença na formação dos alunos