NOTÍCIA
Head de uma fundação internacional, Leandro Costa destaca o método PBL como facilitador no processo de medição de conteúdo
Publicado em 14/01/2021
Empreendedorismo e avaliação da aprendizagem no ensino online são destaques da nossa conversa com Leandro Costa, head da Wadhwani Entrepreneur — Brasil, uma fundação estadunidense que apoia pequenas e médias empresas a gerarem emprego. A Wadhwani também prepara as instituições de ensino para ofertarem cursos que visam promover nos alunos a formação empreendedora, a criação de negócios e o desenvolvimento de competências.
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Confira a entrevista.
Como a educação empreendedora pode ser ainda mais útil em temos de pandemia?
Se a gente pensar nessa área como um meio para o desenvolvimento de competências empreendedoras, ela se torna extremamente útil nesses tempos.
Uma das bases da educação empreendedora — independente de criação de negócios ou não — é colocar nossos alunos em situações que requerem imprevisibilidade, colaboração, iteração, experimentação, criatividade, enfim, um pool de competências que são essenciais para esse “novo normal”.
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Nesse período de coronavírus, a Wadhwani Entrepreneur elaborou ou intensificou cursos online?
Nossos cursos já eram adaptados para o blended learning [ensino híbrido], porém, ainda assim, com uma característica muito mão na massa nas atividades que eram presenciais. Foi um trabalho intenso da nossa equipe para adaptar todas essas atividades e também toda a jornada de criação de negócios para um ambiente 100% online. E chegamos ao final com um manual para os beneficiários, além de nossos cursos adaptados e mais a criação de dois programas da nova geração de jornadas oferecidas pela WF, o Activate e o Ignite, ambos voltados para inspirar e gerar novos negócios em nove a 12 semanas.
Como medir a absorção de conteúdo em aulas online?
Nós, na verdade, trabalhamos com o project based learning [aprendizagem baseada em projetos], portanto, fazemos o inverso: o conteúdo é demandado enquanto os alunos estão criando novos negócios. E nossa avaliação se faz pela qualidade dos projetos gerados. Fazemos isso medindo quatro diferentes “check-points” durante o curso. E essa medição é feita pelo facilitador, pelo gerente do programa e também por jurados externos do mercado de trabalho — garantindo qualidade de execução e de aprendizagem. E tudo isso em base a uma rubrica com critérios e pontuações objetivas para a parte mais importante da avaliação que é o feedback para nossos alunos.
Este conteúdo contou com o apoio de Marisa Bilard.
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