NOTÍCIA
Projeto cria interação entre a instituição e escolas públicas - alunos e educadores de ambas são atingidos. Intuito é desenvolver o pensamento sustentável
Publicado em 23/07/2020
O projeto ECOGINC – Empower to Change the Game (Empoderando para Mudar o Jogo), do Centro Universitário Facens, venceu o International Green Gown Awards 2020, na categoria de Engajamento Estudantil. O prêmio é apoiado pela ONU Meio Ambiente e reconhece iniciativas e projetos de sustentabilidade empreendidas por instituições de ensino superior ao redor do mundo.
Leia: Belas Artes promove vestibular online com case real
ECOGINC é desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Social da Facens, em conjunto com o FACE (Centro de Empreendedorismo do Centro Universitário). A iniciativa consiste em uma gincana de três dias, que acontece numa escola pública em situação de vulnerabilidade social.
Os alunos da Facens são divididos em equipes junto aos estudantes da escola escolhida. O objetivo é desenvolver o pensamento sustentável, priorizando a consciência ambiental e social, trabalhando temas como bullying e empoderamento.
Leia: Com adiamento do Enem, faculdades reajustam calendário
Durante a gincana, os professores e coordenadores da escola participam de treinamentos em que o FACE ensina ferramentas de design thinking, para que no último dia, os docentes possam auxiliar os alunos nas tarefas. A ideia é que, após o ECOGINC, os conceitos aprendidos pela equipe escolar possam servir de inspiração e material para formulação e conteúdo de aulas.
Em SP, liberação de atividades práticas em cursos de área da saúde atinge 0,5 da população
Novas diretrizes: as competências que todos os professores devem ter