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Ivete Palange, da Associação Brasileira de Educação a Distância, aponta cinco fatores que devem estar no radar de quem pensa em adotar essa modalidade
Publicado em 03/02/2020
A expansão do ensino a distância (EAD) é um fato. Tanto que o Censo da Educação Superior de 2018 – o último a ser divulgado – aponta que, enquanto as matrículas do ensino presencial tiveram queda de 2%, o EAD subiu 17% e representa cerca de 20% da modalidade optada pelos estudantes de graduação.
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Para orientar o futuro estudante, Ivete Palange, conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e consultora no desenvolvimento de projetos educacionais presenciais e a distância para diversas instituições, dá algumas dicas sobre o EAD:
1. Observe se dispõe de profissionais bem capacitados
É importante que o curso seja desenvolvido por professores capacitados. “Procure conhecer quem são os especialistas responsáveis pelo curso e quais as metodologias e recursos de ensino usados”, ressalta.
2. Preste atenção à tecnologia empregada nas plataformas
Uma das bases do ensino a distância é, justamente, o emprego da tecnologia no processo de aprendizagem. Desta forma, é necessário verificar se os recursos básicos de vídeo-aulas, exercícios interativos e as plataformas de tutoria online estão presentes.
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3. Conheça os polos presenciais
Em alguns cursos EAD, há atividades presenciais como avaliações, seminários, apresentações de Trabalho de Conclusão de curso (TCC) e estágios. As instituições dispõem de polos presenciais, com bibliotecas digitais e físicas, laboratórios e orientadores presenciais. “Eu indico agendar uma visita às dependências do polo para conhecer os educadores, as instalações, os sistemas e as metodologias”, orienta.
4. Confira a avaliação do curso no MEC
A nota atribuída ao curso pelo Ministério da Educação (MEC) indica a qualidade dos requisitos necessários ao ensino a distância. O credenciamento da instituição e a avaliação do órgão é uma garantia para o aluno receber o diploma do curso superior, com validade em todo território nacional.
5. Verifique as características da comunicação do aluno com a instituição
A instituição de ensino deve oferecer aos alunos um bom canal de comunicação para facilitar o estudo, torná-lo mais dinâmico e resolver os possíveis problemas referentes ao conteúdo ou de acesso ao curso. “Ele pode ser utilizado para tirar dúvidas sobre os conteúdos das aulas ou para resolver problemas de acesso à plataforma online, por exemplo”, acrescenta.
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