NOTÍCIA
Segundo os pesquisadores, o resultado se deve ao maior estímulo que as meninas recebem dos pais
Publicado em 06/11/2014
A ideia de que estudantes do sexo masculino têm melhor desempenho em ciências e matemática foi desmistificada mais uma vez e, agora, por um estudo que abrange quase um século. Conduzida por Daniel Voyer, da Universidade de New Brunswick, no Canadá, a pesquisa analisou 308 levantamentos realizados entre 1914 e 2011, em mais de 30 países, sobre desempenho escolar de 538.710 meninos e 595.332 meninas. 70% das amostras eram de estudantes americanos e as restantes de países como Canadá, Noruega, Alemanha, Taiwan, Israel, México, Irã e Portugal. As conclusões mostraram que as garotas tiveram ao longo de todo o período notas superiores às dos garotos. As diferenças foram maiores na área de línguas e menores em ciências e matemática. O estudo ainda mostrou que elas se acentuam entre o 1º e o 6º ano e diminuem na transição para o ensino superior. Fatores sociais e culturais estariam por trás desses resultados, segundo os autores, que citaram que os pais tendem a estimular mais as meninas.