Revista Ensino Superior | Pesquisadora desenvolve metodologia para ajudar alunos que têm medo de matemática - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino Fundamental

Pesquisadora desenvolve metodologia para ajudar alunos que têm medo de matemática

Estudo analisa o comportamento de estudantes entre 12 e 16 anos que se sentem ansiosos ao resolver questões matemáticas

Publicado em 03/10/2014

por Marina Kuzuyabu

iStockphoto
UFMG desenvolve técnica para ajudar alunos que sofrem com a matemática

A pesquisadora Danielle Cristine Borges Piuzana Barbosa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está trabalhando no desenvolvimento de uma metodologia para ajudar alunos que ficam ansiosos quando têm de resolver problemas matemáticos. O trabalho está sendo realizado no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento e parte da constatação de que, quando há ansiedade, os recursos cognitivos das crianças se voltam para o sentimento, e não para a resolução da atividade proposta. Isso foi verificado em exames de neuroimagem, segundo a pesquisadora, que está analisando o comportamento de crianças e adolescentes com perfil ansioso com idades entre 12 e 16 anos. O objetivo de Danielle é fazê-los adquirir consciência dos pensamentos negativos que os prejudicam para, posteriormente, terem condições de modificá-los. Outra ênfase é estimular a autorregulação do comportamento para que o estudante aprenda a criar uma rotina de estudo. O objetivo da psicóloga é sintetizar o resultado desses experimentos em técnicas aplicáveis em sala de aula.

Autor

Marina Kuzuyabu


Leia Ensino Fundamental

Jogos podem auxiliar no aprendizado

Jogos podem auxiliar no aprendizado

+ Mais Informações
Whatsapp: estratégias para utilizar as novas mídias como aliadas do ensino

Whatsapp: estratégias para utilizar as novas mídias como aliadas do...

+ Mais Informações
O desafio da gramática

O desafio da gramática

+ Mais Informações
7 blogs de ciências para inspirar novas atividades em sala de aula

7 blogs de ciências para inspirar novas atividades em sala de aula

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.