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Currículos ignoram história civil norte-americana

Relatório divulgado pela Southern Poverty Law Center revela que 35 dos 50 estados não contemplam conteúdos relacionados com a disciplina

Publicado em 28/09/2011

por Beatriz Rey

Nos EUA, um relatório divulgado nesta semana pelo órgão Southern Poverty Law Center aponta que os parâmetros currículos estaduais ignoram os conteúdos relacionados com história civil norte-americana. A entidade atribuiu notas aos 50 estados de acordo com a abrangência de seus programas curriculares. Do total, 35 receberam a nota “F”, a mais baixa.


Dados do exame federal National Assessment of Educational Progress (Naep) apontam que, na última década, os alunos apresentaram desempenho pífio em provas de história. Em 2010, apenas 12% dos alunos de ensino médio alcançaram a proficiência esperada na disciplina.

Para alguns historiadores da educação do país, como aqueles ligados ao National Council for History Education (Conselho Nacional de História da Educação), o déficit na aprendizagem de história tem relação com a lei No Child Left Behind. Isso porque a legislação instituiu que escolas deveriam aumentar seu desempenho apenas em matemática e inglês. Assim, na prática, a matriz de avaliação estaria induzindo o currículo, já que os professores focariam suas aulas nos conteúdos cobrados pelas prova.

Autor

Beatriz Rey


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