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Gestão

Reputação é chave para atrair alunos

Luiz Cláudio Costa, do IESB, fala sobre a qualidade da educação superior e a diferença entre valor e preço

Publicado em 08/03/2024

por Ensino Superior

Luiz Cláudio Costa A segunda temporada do podcast "Gestão do Ensino Superior" estreia com Luiz Cláudio Costa, reitor do IESB (foto: divulgação/IESB)

Com as atenções voltadas para o anúncio do novo Plano Nacional de Educação (PNE), o reitor do IESB e ex-presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, chama atenção para a necessidade de mudar a atual desigualdade no ingresso à educação superior brasileira. “Em um país justo, qualquer jovem terá oportunidade de acesso e de permanência. E para aqueles que não têm condições financeiras, o Estado deve entrar com um projeto de inclusão, seja nas IES públicas ou privadas”, diz. Costa foi o convidado do episódio de estreia da segunda temporada do podcast Gestão do Ensino Superior, onde também abordou a qualidade da educação ofertada pelas instituições.

Questionado sobre as perspectivas para a educação a distância em 2024, o especialista é direto. “Gostaria que estivéssemos discutindo qualidade e não regulação. A educação superior não pode ser medida por modalidade”, afirma. Para Costa, é um equívoco pressupor que o ensino presencial seja melhor que o EAD. “Temos oferta de EAD em instituições de altíssimo nível, assim como temos oferta sem qualidade, tanto no ensino a distância quanto no presencial”, pontua.

 

Leia também: Preços, inclusão e tecnologias, os desafios

 

Reputação é chave para atrair alunos“9 milhões de jovens de 18 a 24 anos tem o ensino médio mas não o ensino superior. Vamos resolver esse problema e dar oportunidade a esses jovens com salas de 50 ou 60 pessoas? Por diversas razões, não. Assim, o EAD entra como uma forma de inclusão e de justiça social para o jovem que não pôde estar na universidade, ao permitir que ele faça um curso de qualidade. E para isso devemos ser realmente rigorosos nos parâmetros de qualidade”, acrescenta. 

 Luiz Cláudio Costa também destaca a importância da reputação para uma IES. De acordo com o reitor, essa é a chave para a captação de alunos, uma vez que tem peso considerável na escolha do estudante. “Quando eu estava à frente do Inep, cerca de 4% dos estudantes olhavam o Índice Geral de Cursos (IGC) da instituição para escolhê-la. Ter uma boa reputação significa que a IES é reconhecida por se preocupar com qualidade.”

 

Com apresentação de Danielle Rodrigues, vice-reitora da Unifeob, o episódio está disponível nas principais plataformas de podcasts. Acesse o canal de sua preferência e acompanhe a conversa na íntegra:

 

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