NOTÍCIA
Educadores de estudos sociais discutiram como as guerras culturais estão remodelando seu trabalho
Publicado em 24/01/2024
Por Javeria Salman, do The Hechinger Report: Nos últimos anos, a divisão sobre como os estudos sociais devem ser ensinados tem atormentado os distritos escolares em todo o país. A ironia, de acordo com Lawrence Paska, diretor executivo do Conselho Nacional de Estudos Sociais, é que, em muitos lugares, a matéria “não está sendo ensinada, ponto final”.
Os estudos sociais às vezes são vistos como uma reflexão tardia, deixados de fora da instrução diária, disse ele. Mas em vez de fortalecer os esses estudos ou ajudar mais alunos a se envolverem com a matéria, o foco nos últimos anos tem sido minar ou atacar a matéria, disse ele.
A crescente politização dos estudos sociais foi uma preocupação compartilhada por muitos educadores, líderes educacionais, pesquisadores e defensores na conferência anual da National Council for the Social Studies (NCSS) realizada em dezembro, em Nashville. As sessões examinaram as maneiras pelas quais os educadores podem navegar pelas leis estaduais que limitam as conversas sobre raça e outros tópicos difíceis, e também como eles podem desenvolver materiais e instruções de alta qualidade que, segundo os participantes, são vitais para preparar os alunos para a vida social.
Cerca de 3.500 pessoas participaram da conferência, entre elas educadores do ensino fundamental e médio e do ensino superior que ensinam as matérias que constituem os estudos sociais, incluindo história, educação cívica, geografia, economia, psicologia, sociologia, antropologia, filosofia, direito e estudos religiosos.
Em novembro, a NCSS atualizou sua definição de estudos sociais como o “estudo de indivíduos, comunidades, sistemas e suas interações ao longo do tempo e do lugar que prepara os alunos para a vida pública local, nacional e global”. A definição revisada tem o objetivo de enfatizar uma abordagem baseada em investigação, na qual os alunos começam fazendo perguntas e depois aprendem a analisar fontes confiáveis, disse Wesley Hedgepeth, presidente da NCSS. O grupo também optou por definir orientações para o ensino de estudos sociais no ensino fundamental e médio, enfatizando que a educação sobre o tema deve começar nas séries iniciais, disse Hedgepeth.
A abordagem baseada em pesquisa está definida na Estrutura para Padrões Estaduais de Estudos Sociais da Faculdade, da Carreira e da Vida Pública (C3), um conjunto de orientações para estudos sociais com uma década de existência, semelhante ao Common Core. A abordagem tem recebido resistência de políticos conservadores que querem ver currículos de estudos mais “patrióticos”, disseram os especialistas na conferência.
Os críticos afirmam que as revisões, ou tentativas de revisões, dos padrões de estudos sociais feitas por formuladores de políticas em estados como Virgínia e Dakota do Sul eliminam o aprendizado baseado em pesquisa. Em vez disso, os novos padrões enfatizam a “memorização rotineira de fatos que se considera que ajudam as crianças a se tornarem mais patrióticas”, disse James Grossman, diretor executivo da American Historical Association. Educadores e pesquisadores afirmam que esses esforços fazem parte de uma política – deliberada ou não – de inundar os padrões e currículos estaduais com tanto conteúdo que se torna impossível para os professores dedicarem o tempo necessário para se aprofundar nos tópicos e para os alunos se envolverem em pensamento crítico ou questionamentos.
Embora não seja novidade que legislaturas e conselhos estaduais intervenham para ditar o que é ensinado, o diferente agora é que as leis proíbem o ensino de certas histórias, em vez de exigir que sejam ensinadas, de acordo com Grossman.
Embora muitos educadores na conferência parecessem querer evitar a política e se concentrar em suas aulas, eles reconheceram que o simples fato de escolher ser um professor de estudos sociais pode ser visto como uma atitude política. Os políticos conservadores de hoje veem cada vez mais os professores de estudos sociais como alvos, segundo os participantes. Educadores da Virgínia, do Texas, do Tennessee e do Kentucky, entre outros estados, disseram que as brigas em torno dos padrões de estudos sociais ou da teoria racial anticrítica e das leis anti-LGBTQ+ têm sido contundentes. Alguns falaram sobre ameaças de morte e doxxing, enquanto outros disseram que estavam cada vez mais temerosos de perder seus empregos.
Em um workshop sobre como os educadores podem se envolver nos esforços de argumentação em torno das revisões estaduais dos padrões de história e estudos sociais, os professores da Virgínia compartilharam como se organizaram para combater uma revisão polêmica dos padrões de estudos sociais durante a administração do governador republicano Glenn Youngkin. Sam Futrell, professora de estudos sociais do ensino médio e presidente do Conselho de Estudos Sociais da Virgínia, disse que os educadores organizaram suas associações profissionais estaduais e sindicatos locais para resistir a uma revisão preliminar que, segundo ela, incluía vários erros e omissões, como a referência aos nativos americanos como “os primeiros imigrantes da América”.
As sessões da conferência também se concentraram em como fortalecer e melhorar os materiais e a instrução de estudos sociais. Educadores de vários estados, incluindo Maryland, Iowa e Kentucky, falaram sobre a necessidade de currículos e recursos que não atendam apenas a grandes estados como Flórida, Califórnia e Texas. Os editores de currículos de estudos sociais da Imagine Learning, Core Knowledge e Pearson também falaram sobre seus esforços para atualizar os materiais, tornando-os relevantes para crianças de diversas origens, e para trabalhar mais de perto com educadores de diferentes estados para atender às suas necessidades.
Alguns líderes escolares disseram que precisam de recursos de alta qualidade que possam ajudar os professores que não são especialistas em um determinado assunto ou área da história a preencher as lacunas em seus conhecimentos. Outros disseram que a ausência de uma abordagem nacional para o ensino de estudos sociais é um obstáculo para garantir que todos os alunos tenham uma estrutura comum para compreender o país e sua história.
Bruce Lesh, supervisor de estudos sociais do ensino fundamental das escolas públicas do Condado de Carroll, em Maryland, disse que, embora matemática, ciências e inglês tenham estruturas nacionais para o ensino, não existe nada equivalente em estudos sociais. A Estrutura C3 discute como ensinar estudos sociais, mas não é como os padrões de ciências Next-Gen ou os padrões de inglês e matemática Common Core, que estabelecem as bases para o que ensinar e ajudam todos os alunos a reunir um conjunto comum de conhecimentos e habilidades. Nessas outras disciplinas, finaliza Lesh, “houve um esforço para eliminar a desigualdade do que era ensinado aos alunos”.