NOTÍCIA
Até o momento, foi inaugurada uma sala e um refeitório que irão abrigar cursos de capacitação, formação e fortalecimento da cultura dos povos indígenas
Publicado em 24/10/2023
Neste mês, o Instituto Tukàn – organização não governamental que busca autonomia por meio da educação dos povos tradicionais indígenas –, lançou a Pedra Fundamental do Centro de Saberes Tenetehar, no município de Amarante do Maranhão, MA. A construção representa o primeiro passo para que a instituição se torne a primeira universidade dentro de um território indígena. O projeto recebeu patrocínio da distribuidora Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Até o momento, foi inaugurada uma sala e um refeitório que irão abrigar cursos de capacitação, formação e fortalecimento da cultura dos povos indígenas. Durante a cerimônia de lançamento, Sílvio Guajajara, presidente do Instituto Tukàn, e Fabiana Guajajara, diretora executiva, apresentaram um vídeo institucional com o projeto da futura IES. “Aqui começa uma grande retomada da educação. É o fortalecimento da nossa cultura, língua e identidade”, disse o presidente.
O evento de lançamento contou ainda com a presença do governador do Estado, Carlos Brandão, da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, do presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, além da comunidade indígena de diversas etnias e aldeias.