A IA pode ajudar a criar ambientes de aprendizado personalizados e eficazes, levando em consideração as características individuais dos alunos, as disciplinas em questão e os objetivos educacionais
Promover o pensamento crítico nos alunos requer a implementação de estratégias pedagógicas cuidadosamente planejadas (foto: Freepik)Em tempos em que a Inteligência Artificial (IA) invadiu o ambiente escolar e ofereceu alternativas para que estudantes e professores revejam seus planos de estudos, ressignificar os domínios cognitivos, relacionais e psicomotores de ambos faz-se necessário. A escola, do ensino básico ao superior, tem de impulsionar o autoconhecimento, ajudar no desenvolvimento metacognitivo sobre o trabalho individual e coletivo, e ajudar na leitura de seus próprios pontos de vista e do mundo ao seu redor.
Essa ressignificação enfatiza a necessidade de se pensar criticamente sobre posturas, comportamentos e escolhas acerca dos processos de ensino e aprendizagem, sem desqualificar o que já acontece, mas ao mesmo tempo transformar e aprimorar as práticas educativas em uma via de mão dupla.
A obra de 2020, Desenvolvimento da Criatividade e do Pensamento Crítico dos Estudantes: o que significa na escola, da OCDE, menciona que diferentes abordagens pedagógicas demonstraram variação na capacidade de promover as habilidades de criatividade e pensamento crítico entre os alunos, influenciadas pelo campo de estudo e pelos padrões aplicados nos objetivos educacionais e práticas pedagógicas. O termo “pedagogia estruturada”, apresentado por Shulman, em 2005, indica a ideia de que algumas estratégias de ensino possuem uma natureza mais fundamentada e abrangente em comparação com outras abordagens educacionais. Isso sugere que determinadas metodologias possuem uma estrutura mais sólida e integrada, podendo ser incorporadas em diversos tipos de métodos de ensino, incluindo os tradicionais ou uma combinação de abordagens.
A “pedagogia estruturada” é um conceito desenvolvido por Lee Shulman, um orientador-educador e pesquisador em educação, que se refere a uma abordagem de ensino que enfatiza a construção de uma base sólida e holística para a aprendizagem dos alunos. Que reconhece a importância de estabelecer fundamentos claros e coerentes no processo de ensino, ao mesmo tempo em que busca promover a compreensão profunda e o desenvolvimento de competências essenciais.
Uma pedagogia estruturada reconhece a importância de fornecer uma base sólida de conhecimento, mas também valoriza a compreensão profunda, a aplicação prática e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas do mundo real. Ela pode ser aplicada em uma variedade de contextos educacionais e pode ser integrada em diferentes metodologias de ensino para enriquecer a experiência educacional.
A introdução da inteligência artificial (IA) na educação tem uma ligação relevante com o conceito de “pedagogia estruturada”. A IA pode exercer um papel fundamental na criação de abordagens pedagógicas mais personalizadas e eficazes, confiantes para o desenvolvimento de competências como criatividade e pensamento crítico, enquanto leva em consideração a disciplina e os objetivos de aprendizagem.
A introdução da inteligência artificial na educação pode ser vista como uma forma de aplicar os princípios da “pedagogia estruturada” de maneira mais dinâmica e adaptativa. A IA pode ajudar a criar ambientes de aprendizado personalizados e eficazes, levando em consideração as características individuais dos alunos, as disciplinas em questão e os objetivos educacionais.
Promover o pensamento crítico nos alunos requer a implementação de estratégias pedagógicas cuidadosamente planejadas. Essas estratégias podem ser adaptadas para o uso de inteligências generativas (o ChatGPT, por exemplo) como objeto de aprendizagem.
Daí a ideia de ressignificação, uma vez que de fato Aplicar, Analisar, Avaliar (taxonomia de Bloom) serão os elos mais eficazes entre as bases Recordar, Compreender e Criar, independentemente da metodologia escolhida pelo docente.
Ao aplicar essas estratégias com o uso do ChatGPT, os alunos irão explorar a tecnologia de IA de maneira crítica e desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, enquanto interagem com a ferramenta. Isso também os preparará para avaliar e utilizar a IA de forma consciente em contextos do mundo real.
A interação com o ChatGPT pode encorajar os alunos a questionar como a IA toma decisões, compreender a ética das respostas obtidas e avaliar a precisão das informações fornecidas. Eles podem se envolver em discussões aprofundadas sobre como a IA influencia nosso cotidiano, os benefícios que oferecem e os desafios que traz, incluindo possíveis vieses nos resultados. Os objetos de estudo não podem estar desvinculados das pesquisas, uma vez que o foco é a apreensão de conceitos e suas relações com as práticas vinculadas aos objetivos de aprendizagem e não a IA em si.
A introdução da IA na educação cria um contexto em que a reflexão sobre essas abordagens se torna ainda mais crucial. A IA, representada aqui pelo ChatGPT, oferece uma plataforma para explorar o pensamento crítico. Ao aplicar as estratégias pedagógicas mencionadas ao uso do ChatGPT, os alunos se envolvem em uma abordagem interativa, analisando as respostas, debatendo sua qualidade, comparando-as com outras fontes e avaliando o papel da tecnologia na sua educação. Essa abordagem não apenas desenvolve habilidades de pensamento crítico, mas também prepara os alunos para compreenderem e utilizarem a IA de forma responsável e consciente.
Em um mundo aonde a IA está cada vez mais presente, a educação não pode mais ser estática ou baseada apenas em informações. Ela precisa capacitar os alunos a serem pensadores críticos, solucionadores de problemas e adaptáveis. A ressignificação da educação, em consonância com o uso da IA, é essencial para preparar uma geração de alunos capazes de navegar em um ambiente complexo e em constante mudança. Portanto, o futuro da educação reside na habilidade de integrar a tecnologia de maneira reflexiva e transformadora, capacitando os alunos a serem participantes ativos na construção do seu próprio conhecimento e na compreensão do mundo que os cerca.
Por: Ana Valéria Reis | 22/08/2023