Revista Ensino Superior | Faculdade Exame quer contribuir para o crescimento da economia
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Gestão

Faculdade Exame quer contribuir para o crescimento da economia

Instituição foca nas áreas de ESG, Tecnologia e Negócios em expansão

Publicado em 02/08/2023

por Gustavo Lima

Sede do Grupo Exame Sede do Grupo Exame em São Paulo (Foto: Leandro Fonseca/Exame)

Em julho deste ano, o Grupo Exame colocou no mercado sua mais nova operação: a Faculdade Exame. Focada nas áreas de ESG, Tecnologia e Negócios em expansão, visa contribuir com o crescimento da economia brasileira através da educação superior. À Ensino Superior, Heloisa Jardim, diretora da faculdade, falou sobre a instituição que oferece cursos de pós-graduação online, além de especializações e MBAs.

Heloisa Jardim

Heloisa Jardim (Foto: Leandro Fonseca)

Segundo Heloisa, desde os investimentos por meio da Exame Academy, o Grupo Exame tem distribuído seus esforços em prol da formação acadêmica. “Especificamente, em setores que acreditamos serem os de maior potencial para o futuro”, explica. Como continuidade ao trabalho da Exame Academy, a Faculdade Exame seguirá focada em “oferecer os melhores profissionais do mercado para atuar em frentes de trabalho as quais acreditamos serem as mais promissoras intelectualmente e financeiramente”, afirma a diretora.

A nova instituição começou a receber matrículas desde o anúncio de transição da Exame Academy e já conta com mais de 65 mil estudantes. Até o momento, não há oferta de bolsas de estudos ou vestibular para ingresso nos cursos de pós-graduação da faculdade. “Atualmente, uma avaliação é feita apenas com intuito de entender se o curso indicado atende às expectativas do candidato”, explica Heloisa.

Tendências como pilares

 

ESG, Tecnologia e Negócios em expansão dão o tom da nova instituição. As três vertentes, segundo a diretora, sugerem os caminhos pelos quais a Exame acredita que haverá maior desenvolvimento nos próximos anos. “ESG trata-se de algo que, muito em breve, passará de uma escolha para algo mandatório dentro do ambiente corporativo, seja qual for a indústria de origem. Do entretenimento à infraestrutura, os olhares devem estar voltados à necessidade de promover um crescimento econômico aliado às boas práticas e que garanta o futuro das gerações através de protocolos com o compromisso para o ambiente e bem-estar social”, afirma.

 

SSIR Brasil | As diferenças entre ESG e investimento de impacto

 

Heloisa aponta o aceleramento das tendências tecnológicas como a razão para a implementação da Tecnologia como um dos pilares da Exame. “É preciso atualização constante nesse mercado”, diz. Por fim, a área de Negócios em expansão permite a ampliação do leque para temas que podem ou não serem mais tradicionais e, ao mesmo tempo, corresponder a ideias inovadoras. “Especialmente de startups muito atreladas à veia empreendedora”, acrescenta.

 

Frutos da prática jornalística

 

A marca Exame nasceu em 1967 com a revista Exame, a maior publicação de negócios e economia do país. Heloisa conta que, há alguns anos, a Exame optou por se tornar uma Mediatech e, desde então, tem unido potenciais como a capacidade de criação da redação e o know-how de toda a estrutura comercial com novas competências através do aporte de instituições de ensino. “A estrutura da Exame, que carrega em parte dela a redação, foi imprescindível para o surgimento da faculdade”, garante.

“A Faculdade preza por uma educação conectada ao mercado, e o nosso jornalismo é a principal porta de conexão. Por isso pensamos em soluções educacionais mais sistêmicas”, detalha.

 

Formato

 

De acordo com a diretora, o foco da Faculdade Exame é o ensino digital. “No entanto, temos alguns produtos como imersões que são presenciais”, pontua. As aulas acontecem de forma síncrona e assíncrona. 

A instituição obteve nota cinco do Ministério da Educação (MEC). Mais informações podem ser encontradas no site exame.com/faculdade

 

Autor

Gustavo Lima


Leia Gestão

Luciana Machado

Estratégia de nicho: academia deve se aproximar do mercado

+ Mais Informações
Qualidade do curso, base para o marketing educacional

Qualidade do curso é a base para o marketing educacional

+ Mais Informações
Emergência climática

Pandemias, eventos extremos e processos internos das IES

+ Mais Informações
Autoavaliação

Autoavaliação – consenso e exigência

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.