Habilidade não se restringe apenas à memorização de informações, mas também envolve a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido a novas situações e resolver problemas complexos
"Learnability" se refere à habilidade de uma pessoa aprender constantemente (foto: Pexels)Se você está imerso no ambiente acadêmico, é provável que já tenha se deparado com o termo “Learnability” ou “Aprendibilidade”. Mas o que exatamente isso significa? De onde vem essa ideia e, mais importante, como podemos desenvolver esta competência em nós mesmos e em nossos estudantes?
Em sua essência, a expressão “Learnability” ou “Aprendibilidade” se refere à habilidade de uma pessoa aprender constantemente, abrindo-se para novas habilidades e conhecimentos ao longo do tempo. Em um mundo em constante transformação, em que novas tecnologias, informações e paradigmas surgem a cada instante, a aprendibilidade se torna uma competência essencial para o sucesso tanto na vida profissional quanto pessoal.
Esta expressão tem sido usada de modo cada vez mais recorrentemente e embora pareça um termo novo, foi cunhado pelo psicólogo alemão Klaus Holzkamp em seu livro Aprendizagem: Fundamentos da Ciência do Sujeito, publicado pela primeira vez em 1974.
A aprendibilidade, conforme definida por Holzkamp, é uma habilidade que não se restringe apenas à memorização de informações, mas também envolve a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido a novas situações e resolver problemas complexos.
Em outras palavras, engloba o aprendizado significativo e a capacidade de mobilizar e aplicar esse aprendizado para contextos diversos. Holzkamp define a aprendibilidade como a capacidade de “reestruturar o próprio conhecimento e experiência de forma a assimilar novos conteúdos” (Holzkamp, 1974, p. 18).
Não é a primeira vez que afirmo: acredito que o maior talento do ser humano é a capacidade de aprender. Basta pensar no fato de que tudo o que conhecemos do mundo não nos foi herdado pelos genes – tivemos que aprender, a partir do ambiente que nos cerca.
Com a crescente complexidade do mundo atual, a aprendibilidade ganha uma relevância ainda maior. O aprendizado não se limita mais ao período formal da escolaridade, tornou-se uma jornada contínua ao longo da vida. A capacidade de aprender é um superpoder. É o que nos permite crescer, nos adaptar, influenciar e nos tornar mais bem-sucedidos e felizes.
Como desenvolver a capacidade do learnability e estimular os estudantes a se tornarem um lifelong learner?
Antes de responder, vale um esclarecimento: os lifelong learners são pessoas conscientes que precisam estar dispostas a aprender coisas novas. Eles não se limitam ao período formal da escolaridade, mas sim procuram aprender ao longo de toda a vida. Já as pessoas que praticam o learnability possuem a capacidade de aprender coisas novas rapidamente e facilmente por meio de técnicas e estratégias. Mais do que se colocar em aprendizagem contínua, são capazes de assimilar novos conhecimentos e habilidades de forma eficiente pois reconhecem e usam a capacidade de aprender como um superpoder.
Desenvolver a competência da aprendibilidade está justamente focada no fato de reconhecer a capacidade de aprender como um superpoder. Enquanto gestores e professores, temos a responsabilidade de não apenas transmitir conhecimentos, mas também de inspirar nossos estudantes a abraçar a busca por novas habilidades e aprendizados ao longo de suas trajetórias.
Existem muitos benefícios diferentes para mostrar como a capacidade de aprender é um superpoder para os estudantes: Vamos a eles:
Conforme aprendemos coisas novas, nos expandimos como pessoas e nos tornamos mais capazes. Podemos aprender coisas novas sobre o mundo, sobre nós mesmos e sobre nossas habilidades. Essa capacidade de crescimento é essencial para uma vida feliz e plena.
O mundo está em constante mudança e, para ter sucesso, precisamos ser capazes de nos adaptar a essas mudanças. A capacidade de aprender nos permite fazer isso. Conforme aprendemos coisas novas, podemos nos adaptar e, mais do que isso, influenciar novas situações e dilemas, para imaginar e construir futuros desejáveis
No mundo de hoje, o conhecimento é poder. Quanto mais aprendemos, mais bem-sucedidos podemos ser em nossas carreiras, em nossos relacionamentos e em nossas vidas pessoais. A capacidade de aprender é um superpoder que nos permite alcançar objetivos e viver uma vida plena e gratificante.
Se você quiser desenvolver a capacidade de aprender com seus estudantes em sua IES, há muitas formas de se fazer.
Como profissionais da educação, temos a oportunidade de não apenas transmitir conhecimento, mas também de cultivar a aprendibilidade nos alunos e em nós mesmos. Ao abraçar essa capacidade de aprender de forma contínua, prepararemos as gerações futuras para enfrentar os desafios e abraçar as oportunidades que o mundo em constante evolução apresenta.
Sejamos promotores da aprendibilidade em nossas vidas e nas vidas daqueles que ensinamos.
Holzkamp, Klaus. “Lernen. Subjektwissenschaftliche Grundlegung.” Frankfurt am Main: Campus, 1995.
Por: Thuinie Daros | 01/08/2023