NOTÍCIA
Pesquisa irá mapear os avanços da sustentabilidade nas escolas brasileiras.
Publicado em 28/07/2023
Não há escapatória, o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, na sigla em inglês; Ambiental, social e governança, em português) deve estar pautado na agenda dos gestores, e não apenas. Deve ser encarado como pilar, que envolva todo o sistema nervoso das instituições. Isso porque, para além de uma demanda do mercado, ações ambientais, sociais e de governança possibilitam que a comunidade acadêmica esteja alinhada a alguns dos temas mais pertinentes da atualidade, desempenhando um papel social mais assertivo.
Como destacado na reportagem ESG é esforço antigo de poucos com nova roupagem, publicada na edição de março da Revista Ensino Superior, a busca das empresas por profissionais com noções e experiências no âmbito do ESG faz com que as IES se preocupem em garantir uma formação condizente com o cenário.
As medidas começaram a ser tomadas, e exemplos de iniciativas voltadas à temática podem ser vistas em diversas IES. Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por exemplo, o ESG entrou para a lista de áreas prioritárias, definidas em 2013. Entre as ações desenvolvidas pela instituição, destaca-se a implantação de microflorestas como ambientes pedagógicos na bacia do rio Belém.
A Fundação Hermínio Ometto (FHO), que completou 50 anos no início de julho, também se atentou ao aspecto ambiental. Para o reitor José Antônio Mendes, o reposicionamento da instituição que, em 2019, incluiu a sustentabilidade em sua missão, é motivo de orgulho. Entre as ações voltadas para a comunidade interna, um programa para zerar o carbono emitido nos eventos da FHO. Houve também a incorporação de uma disciplina de sustentabilidade na grade curricular de todos os cursos ofertados pela fundação.
Para uma mobilização efetiva, no entanto, é necessário que as práticas ESG também estejam estabelecidas na educação básica. E é com esse objetivo que o Instituto Significare lança a pesquisa Sustentabilidade nas escolas do Brasil. Dirigida aos professores e gestores, a pesquisa irá mapear os avanços da sustentabilidade nas escolas brasileiras.