NOTÍCIA

Gestão

Fundação Hermínio Ometto lança livro em comemoração aos 50 anos 

Aos 50 anos, instituição foca na valorização discente e na inclusão da sustentabilidade

Publicado em 05/07/2023

por Gustavo Lima

Campus FHO Centro Universitário foi criado em 1973 (foto: divulgação/FHO)

Nesta quarta-feira, 5 de julho, a Fundação Hermínio Ometto (FHO) completa 50 anos. Como parte das comemorações, no dia 23 de junho, a instituição publicou o livro Fábrica de Sonhos – A história da FHO das origens aos dias atuais. A obra faz um resgate histórico da fundação, localizada no município de Araras, em São Paulo. À Ensino Superior, o reitor do Centro Universitário da FHO, José Antônio Mendes, falou sobre sua vivência na instituição e destacou as principais realizações. 

Fundada pelo empresário Hermínio Ometto, ao lado do então prefeito de Araras, Jair Della Coletta, do advogado e professor Lauro Michielin, e do cirurgião-dentista Roberto Mercatelli, a FHO foi criada  em 1973. Os primeiros cursos, biologia e biomedicina, vieram em 1975, quando ainda era chamada de Fundação Regional de Ensino Superior de Araras (FRESA). Segundo o atual reitor, José Antônio Mendes, o termo “fábrica de sonhos” – que dá título ao livro –, parte da construção coletiva de sonhos para erguer a instituição, não apenas dos sócios fundadores, como de outros agentes que contribuíram e ainda contribuem para o seu funcionamento. 

 

Leia também: A sustentabilidade como estrela-guia

 

Reitor FHO

Jose Antonio Mendes, reitor da FHO (foto: divulgação/FHO)

Há 29 anos na fundação, Mendes já atuou como professor, coordenador e pró-reitor de graduação da FHO. Em seu quarto mandato como reitor, lista os programas de apoio financeiro como alguns dos principais feitos da instituição. “Nós atendemos, especialmente, um público egresso do ensino médio de escolas públicas. Por conta disso, criamos um programa de bolsas de 50% e 100%, oferecido desde 2008. Em sequência, criamos um programa de crédito estudantil, o PagFácil”, conta o reitor, que destaca: “cerca de 6 mil alunos da fundação são bolsistas”.

Além do suporte financeiro, José Antônio Mendes chama atenção para o reposicionamento da FHO em relação às questões ambientais, com a inclusão da sustentabilidade em sua missão no ano de 2019. O reitor cita ações voltadas para a comunidade interna, como um programa para zerar o carbono emitido nos eventos da IES e uma iniciativa para o plantio de árvores nos bosques da fundação. “Todos os cursos também contam com uma disciplina de sustentabilidade, de modo que os alunos são rapidamente envolvidos com a questão ambiental”, completa.

 

Valorização discente

 

O reitor da FHO reconhece a importância dos estudantes para o sucesso da instituição. “O aluno é a razão da nossa existência”, pontua. Para Mendes, a compreensão dos desafios trazidos pelas novas gerações é fundamental para a recepção dos jovens ingressantes. “Deve ser feito um trabalho enorme de atenção acadêmica para garantir que esse aluno possa acompanhar os estudos e não evadir”, frisa.

Como forma de assegurar a permanência dos estudantes, a FHO conta com o Grupo de Combate à Evasão. Constituído pela pró-reitoria, junto aos diretores administrativos-financeiros, professores e funcionários administrativos, o time se reúne para reuniões mensais em que  é feito um trabalho preventivo. Na prática, educadores selecionados pelo grupo passam a atuar na função de “professor mentor”. Após receberem a capacitação necessária, iniciam um trabalho de monitoria que permite a identificação de problemas financeiros ou a necessidade de apoio psicológico por parte dos alunos. “De acordo com Mendes, a iniciativa tem se mostrado eficiente. Isso porque, em comparação a outras instituições privadas do Brasil e do estado de São Paulo, a taxa anual de evasão da FHO nos cursos presenciais é consideravelmente baixa.

 

Gráfico FHO

Fonte: Dados Semesp/FHO

O livro

 

FHO 50 anos

Obra conta com mais de 400 páginas

Outros destaques da história da FHO podem ser encontrados no livro Fábrica de Sonhos. Os exemplares da obra podem ser adquiridos pelo sistema de impressão sob demanda, com comercialização por e-commerce via marketplaces. Para fazer a compra e receber um exemplar em domicílio, acesse.

Autor

Gustavo Lima


Leia Gestão

Luciana Machado

Estratégia de nicho: academia deve se aproximar do mercado

+ Mais Informações
Qualidade do curso, base para o marketing educacional

Qualidade do curso é a base para o marketing educacional

+ Mais Informações
Emergência climática

Pandemias, eventos extremos e processos internos das IES

+ Mais Informações
Autoavaliação

Autoavaliação – consenso e exigência

+ Mais Informações

Mapa do Site