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Formação Docente

Inteligência artificial pede mão na massa

Agora é hora de pensar como a IA pode ser utilizada a favor do ensino e incorporada nas atividades do dia a dia dos docentes, das disciplinas, dos programas e das IES

Publicado em 05/06/2023

por Ensino Superior

pexels-thisisengineering-3861969 (Crédito: pixels)

Avisado foi, a revolução está aí. O que a inteligência artificial, IA, vinha prometendo já é realidade plena. A transformação na educação formal é fato concreto. Ela é provocada por novas soluções, entre ferramentas digitais, plataformas e conteúdos para o ensino a distância, híbrido, presencial e para o setor administrativo. 

Na gestão, a IA traz agilidade nos processos. Na área educacional, parece ter virado a sala de aula – virtual ou presencial – de ponta-cabeça. “No setor administrativo, a IA substitui operações repetitivas, reúne e trata dados, dá respostas de forma rápida e tem trazido eficiência operacional para diversos tipos de organizações, mas, na área pedagógica, os professores ainda não se apropriaram adequadamente deste instrumental”, fala Márcio Sanches, professor de graduação e pós da EAESP/FGV e coordenador da Universidade Corporativa do Semesp. 

As edtechs crescem em número e em categorias, se especializam e protagonizam a inovação tecnológica no setor educacional. A Gomining, por exemplo, é especializada na correção automática de textos para instituições de ensino, com soluções que prometem avaliar redações e atividades discursivas em até sete segundos. A empresa foi criada a partir de resultados de pesquisas de mestrado e doutorado dos fundadores, Jocimara Mauer, Simone de Oliveira e Daniel Epstein, que apontaram dificuldades no desenvolvimento da escrita de estudantes na sala de aula. Já a D2L, entre outras soluções, oferece o Creator+ Package, que permite, mesmo aos não iniciados na codificação de software, criar cursos com conteúdos atrativos. A solução utiliza a plataforma Brightspace. 

 

Leia artigo de Marina Feferbaum: Oportunidade para as IES com inteligência artificial

 

“Startups como as edtechs são unidades menores, dedicadas, com ambientes extremamente propícios para desenvolver inovações pontuais, onde há possibilidade de criação, de erro e de ajuste. As edtechs têm essa característica interessante e trazem contribuições para as IES”, diz Sanches. Para ele, cada vez mais a educação deve ser entendida como um ecossistema e as parcerias precisam se estabelecer. “Eu gosto muito da analogia com as fintechs. No primeiro momento,  a sensação foi a de que vieram para substituir os bancos e, na verdade, passaram a interagir no ecossistema.” 

 

Um cardápio de novidades

 

A avalanche de tecnologias é assustadora. Fica mais fácil se o pensamento não se voltar para receios com a IA tirar o protagonismo do docente ou entregar facilidades demais para os estudantes. Agora é hora de pensar “como a inteligência artificial pode ser utilizada a favor do ensino e incorporada nas atividades do dia a dia do docente, das disciplinas, do programa e das IES”, fala Sanches.

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Marcio Sanches, coordenador da UC Semesp e professor na FGV-SP (foto: reprodução/Semesp)

Ele menciona o curso Inteligência artificial na educação 4.0 (acesse aqui), oferecido pelo consórcio Sthem e pela Universidade Corporativa do Semesp. “São 50 horas que trazem um primeiro olhar sobre o que é a IA e quais as suas possibilidades. É um curso EAD ministrado por professores de várias IES, assíncrono e  super barato.” 

Outra oportunidade para se aproximar da IA e chegar perto de ferramentas bastante úteis são os cursos gratuitos que a Universidade Corporativa oferece em parceria com a FIA Business School, uma das melhores escolas de negócios do Brasil. O Teachers Lab é um acervo com 10 cursos que capacitam docentes na utilização de técnicas e tecnologias já utilizadas pela FIA. É possível se aproximar de ferramentas simples, como a que separa salas no Zoom, ou mais complexas, como para a gamificação de conteúdos com o Socrative, ou ainda, aprender a usar os recursos da Mesa Virtual.  

Mais uma iniciativa importante para quem busca conhecimento e reflexões acerca da IA é  o 5º Encontro Anual da Metared TIC Brasil, que discutirá as potencialidades e o impacto da IA nos setores administrativos, acadêmicos e pedagógicos da IES. O evento acontece nos dias 29 e 30 de junho, realizado pelo Semesp e parceiros,  na Universidade Santa Cecília – Unisanta. As inscrições estão abertas. Conheça os palestrantes e a programação no site do Semesp, no link abaixo: 

5º Encontro Anual da Metared TIC Brasil

 

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