Usar a tecnologia a favor da aprendizagem está relacionado ao verdadeiro sentido da transformação digital no ensino, acreditam especialistas
Publicado em 29/10/2021
A transformação vai muito além do digital, é necessário ter um propósito muito bem estabelecido para que haja uma mudança orgânica em todos os âmbitos do ensino, e não só no digital, destacou Flávia Bravin, head da Saraiva Educação. A fala foi feita durante o painel Transformação digital da educação superior: estratégias para o novo ciclo, oferecido pela empresa Saraiva no 23º Fnesp, maior fórum do ensino superior privado da América Latina.
“Tudo é digital, transformar digitalmente não é mais necessário, o que a empresa quer é transformar pessoas,” complementou Flávia.
Presente no mesmo painel, Givago Dias Mendonça, diretor educacional e coordenador de tecnologias educacionais para o ensino superior na Unifamma, acredita que desenvolver um ensino de valor é, sobretudo, um trabalho em conjunto entre professores, gestores e alunos. “A educação é para todos, não apenas para o aluno.”
Além disso, Givago expôs seu pensamento sobre os desafios que podem vir junto com a transformação digital: “O que é digital é uma interface lógica, o ensino é uma interface lógica. O desafio é, no fim, gerar conhecimento e aprendizagem.”
O 23º Fnesp acontece de 27 a 29 de outubro na capital paulista e destaca os principais assuntos voltados à educação superior privada. Por conta da pandemia, este ano o evento está sendo pela primeira vez híbrido e tem como propósito apoiar as instituições de ensino em seus desafios presentes e futuro.
Em resumo, no site oficial do Fnesp, os organizadores destacam que o evento foca em soluções que colaborem para que as IES façam a transformação digital, dediquem-se à compreensão sobre o mercado de trabalho e seus impactos no currículo e possam atuar em redes de cooperação, reduzindo custos operacionais.
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