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Redação

Iniciação Científica à docência terá investimento de R$1,8 bilhão

Cada estudante de licenciatura participante do programa receberá uma bolsa no valor de R$ 700, em até 60 mensalidades. O Nordeste receberá o maior número de bolsas, 20.688 bolsas 

Publicado em 04/06/2024

por Sandra Seabra Moreira

pexels-charlotte-may-5966011 O Pibid ofertará 80.040 bolsas para estudantes de cursos de licenciatura (Foto de Charlotte May/Pexels

O Ministério da Educação (MEC) e a Capes ofertarão 80.040 bolsas para estudantes de cursos de licenciatura de todo o país. O edital do Programa Institucional 

de Bolsa de Iniciação Científica à Docência (Pibid), publicado dia 28 de maio, prevê investimento de R$ 1,8 bilhão.

De acordo com a Agência Brasil, as IES deverão apresentar os projetos de iniciação à docência no período de 7 de junho a 25 de julho de 2024. A região Nordeste ficará com 20.688 bolsas, o Sudeste com 16.584 e o Sul com 12.264. A região Norte contará com 8.040 bolsas e a Centro-Oeste com 7.440.

Cada estudante de licenciatura participante do programa vai receber uma bolsa no valor de R$ 700, em até 60 mensalidades. Também recebem o benefício mensal os supervisores (R$ 1,1 mil) e os coordenadores de área (R$ 2 mil) e institucionais (R$ 2,1 mil).

Santa Marcelina comemora 25 anos em Itaquera 

A Faculdade Santa Marcelina marca os 25 anos de sua unidade em Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, anunciando a expansão da estrutura física. O novo prédio, com início de construção prevista para o segundo semestre de 2024, terá 4.150 m² e será integrado às instalações já existentes. 

A unidade oferece 28 cursos nos níveis técnico, extensão, graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD para 2700 alunos. As novas instalações serão destinadas a salas de aula atualizadas, biblioteca ampliada, praça de alimentação e áreas de convivência.

 

Otimismo e modalidade presencial em alta

65% dos gestores estão satisfeitos com os resultados do início do ano e 80% estão com boas perspectivas para o processo seletivo do meio do ano. Cerca de 1/3 dos gestores afirmou que investiu mais em marketing neste primeiro semestre de 2024, em comparação ao primeiro semestre de 2023. Esses dados constam da 2ª edição do estudo Panorama da Captação, que traz o resultado de entrevistas realizadas com 35 gestores de marketing de IES das cinco regiões do país. As informações foram captadas nos meses de abril e maio pela Crátilo Educacional.

A pesquisa apontou a tendência de aumento de estudantes nos cursos presenciais, com a maioria das IES registrando um número de matrículas nos cursos presenciais maior que o do ano passado. No EAD, apenas 1/3 das instituições apontou aumento de matrículas. No item “Meta comercial e custo de aquisição”, na modalidade presencial, 1/4 das IES respondeu que atingiu mais do que os 100% da meta, e mais da metade dos respondentes diz que o desempenho é melhor na comparação com o primeiro semestre de 2023.

A tendência de crescimento da modalidade presencial também foi apontada em março pelo Semesp, no âmbito da pesquisa Captação de Alunos no Ensino Superior Privado Brasileiro, com a participação de 71 instituições, de todas as regiões. 52,2% das IES apresentaram crescimento no número de alunos em cursos presenciais no início de 2024. No EAD, esse número chegou a 47,2%. Considerando apenas as instituições que apresentaram aumento, o crescimento médio ficou em 17,5% nos cursos presenciais, contra 17,6% no EAD.

 

Congresso Internacional na Escola Bahiana

Até dia 15 de junho, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebe trabalhos de pesquisadores, professores e estudantes para participação no III Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia, que acontecerá de 22 a 24 de agosto. O evento pretende estabelecer diálogos entre a atividade profissional e a produção do conhecimento científico.

Os eixos temáticos são os seguintes:

– Violências, Perspectivas Interseccionais e Práticas de Cuidado;

– Vulnerabilidades e Perspectivas Afirmativas;

– Políticas Públicas e Promoção de Saúde e Bem-Estar;

– Fatores Psicossociais em Contextos de Trabalho e Educação.

 

Para se inscrever, acesse:

https://inscricoes.bahiana.edu.br/produto/647/iii-congresso-internacional-dos-mestrados-profissionais-em-psicologia/

Autor

Sandra Seabra Moreira


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