NOTÍCIA

Podcast

Políticas públicas efetivas para o mundo atual

José Vicente, reitor da Zumbi dos Palmares, comenta as políticas públicas adotadas ao longo dos anos e analisa as discussões sobre o PNE

Publicado em 23/04/2024

por Ensino Superior

José Vicente fala sobre políticas públicas José Vicente faz um balanço das principais transformações ocorridas no setor educacional (foto: divulgação)

“Não conseguimos transformar a educação em um fator social relevante.” A afirmação foi feita por José Vicente,  professor, advogado e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, ao comentar o descumprimento das metas estabelecidas pelo último Plano Nacional de Educação (PNE). Para o especialista, o atual contexto de transição econômica e tecnológica exige uma abordagem diferenciada e inovadora que, em sua avaliação, não está contemplada nas discussões para o PNE do próximo decênio.

Diante do fracasso do último PNE, e em meio às discussões para elaboração de um novo documento, Vicente pontua que “não temos motivos para estar otimistas”, pois, segundo ele, “o Congresso não parece compreender que os desafios atuais se sobrepõem aos anteriores e que, para tratar deles, é preciso de muito mais intensidade, compromisso e priorização.” As declarações foram feitas em sua participação no podcast Gestão do Ensino Superior – Prosas.

 

Ensino médio profissionalizante

O especialista defendeu que a ênfase no ensino médio profissionalizante é vital e a política pública ideal para contemplar os jovens de baixa renda que “precisaria se constituir como prioridade nacional”.

“Se somente 40% dos jovens que começam o ensino médio chegam ao final dele, significa que temos um problema sério na manutenção desse jovem. E para tê-lo no ensino médio e garantir que ele saia qualificado para prosseguir no ensino superior ou no mercado de trabalho, esse recurso é indispensável. Temos que fazer todos os esforços para mantê-lo”, comenta.

 

Cinema | Conflito entre alunos da USP e do Mackenzie é levado para os cinemas

 

Racismo em pauta

Em 2024, a Zumbi dos Palmares completa 20 anos. Na análise do especialista, o debate acerca do racismo e as ações afirmativas foram fundamentais para a construção de uma nova mentalidade e de um compromisso político, econômico e social que levaram a grandes avanços no setor educacional. Em um balanço sobre as últimas duas décadas, o reitor aponta a existência da Zumbi dos Palmares como reflexo das transformações vistas no setor.

“A mudança foi de muita profundidade e amplitude, conseguiu modificar o panorama que estava dado para essa agenda no nosso país. A Zumbi dos Palmares é uma síntese desse processo evolutivo de inclusão, fotalecimento e valorização do negro nesses espaços sociais. E, com sua existência, construiu um novo paradigma, em que o negro passa a ser um protagonista na educação”, explica. 

Vicente ressalta que, até a fundação da Zumbi dos Palmares, a desigualdade e a exclusão racial estavam fora da agenda educacional. “Não se tinham medidas ou políticas para minimizar essas externalidades do racismo. Com a Zumbi, ao longo desses 20 anos, foram construídas ações públicas e privadas, e os resultados demonstram que tivemos um progresso fabuloso nessa seara.” 

 Com apresentação dos jornalistas Sandra Seabra Moreira e Gustavo Lima, o episódio está disponível nas principais plataformas de podcasts. Acesse o canal de sua preferência e acompanhe a conversa na íntegra.

 

Para ver:

 

Para ouvir:

 

Autor

Ensino Superior


Leia Podcast

Luciana Machado

Estratégia de nicho: academia deve se aproximar do mercado

+ Mais Informações
Arlindo Baré

Universidade indígena começa criar corpo

+ Mais Informações
Foto 9 - Ceres Murad

O impacto da liderança nos resultados de um negócio

+ Mais Informações
Edu O.

Pessoas com deficiência na universidade – desafios e novas perspectivas

+ Mais Informações

Mapa do Site