NOTÍCIA
150 propostas serão selecionadas pela diretoria científica da Fapesp
Publicado em 03/01/2024
As inscrições para o Comunicar Ciência, edital da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do Canal Futura/Fundação Roberto Marinho encerram-se dia 22 de janeiro. O programa concederá bolsas na modalidade “Jornalismo Científico I”. Exclusivas para graduandos do Estado de São Paulo, as bolsas permitirão que os estudantes desenvolvam podcasts, vídeos para redes sociais, vídeos-reportagem ou reportagens escritas sobre projetos científicos. A inscrição deve ser feita pelo pesquisador responsável pelo projeto.
Lançado em outubro de 2023 como parte do conjunto de iniciativas do “Ciência para todos”, o Comunicar Ciência visa engajar alunos de graduação em qualquer área do conhecimento na divulgação da ciência. Segundo a Fapesp, embora o número de inscritos ainda não tenha sido contabilizado, a procura está alta.
O edital visa ampliar e diversificar a divulgação das atividades de pesquisas científicas apoiadas pela Fapesp e o maior engajamento de alunos de graduação com a pesquisa desenvolvida. O pesquisador responsável pelo projeto poderá selecionar para sua equipe dois alunos a partir do 5º período da graduação. Cada estudante da dupla terá direito a uma bolsa de R$ 853,80, na modalidade jornalismo científico (JC 1), válida por seis meses, podendo ser renovada por mais seis meses. Cada dupla terá acesso a uma jornada de formação oferecida pelo Canal Futura para desenvolver um projeto de divulgação que será disponibilizado para o público.
Iniciativas para o estímulo de projetos científicos são fundamentais para que a pesquisa ganhe mais força no país. Os estudantes de graduação de IES públicas e privadas contam, por exemplo, com congressos de iniciação científica, como o Conic, do Semesp, para dar visibilidade aos seus esforços acadêmicos e estimular a produção e viabilização de projetos.
Este é o primeiro edital Comunicar Ciência. Para a Fapesp, popularizar a ciência contribui para a reflexão sobre sua função na sociedade, subsidia a tomada de decisão por parte dos cidadãos e ajuda a despertar no grande público, sobretudo entre os mais jovens, o interesse pela ciência. Além de ser uma ferramenta importante para atrair investimentos e apoios à pesquisa, contribuindo com o avanço científico e tecnológico do país.
Ao todo, 150 propostas serão selecionadas pela diretoria científica da Fapesp, com endosso da Fundação Roberto Marinho. Os resultados serão anunciados em março deste ano. Mais informações podem ser obtidas em https://fapesp.br/comunicarciencia