NOTÍCIA

Gestão

Faculdade Exame quer contribuir para o crescimento da economia

Instituição foca nas áreas de ESG, Tecnologia e Negócios em expansão

Publicado em 02/08/2023

por Gustavo Lima

Sede do Grupo Exame Sede do Grupo Exame em São Paulo (Foto: Leandro Fonseca/Exame)

Em julho deste ano, o Grupo Exame colocou no mercado sua mais nova operação: a Faculdade Exame. Focada nas áreas de ESG, Tecnologia e Negócios em expansão, visa contribuir com o crescimento da economia brasileira através da educação superior. À Ensino Superior, Heloisa Jardim, diretora da faculdade, falou sobre a instituição que oferece cursos de pós-graduação online, além de especializações e MBAs.

Heloisa Jardim

Heloisa Jardim (Foto: Leandro Fonseca)

Segundo Heloisa, desde os investimentos por meio da Exame Academy, o Grupo Exame tem distribuído seus esforços em prol da formação acadêmica. “Especificamente, em setores que acreditamos serem os de maior potencial para o futuro”, explica. Como continuidade ao trabalho da Exame Academy, a Faculdade Exame seguirá focada em “oferecer os melhores profissionais do mercado para atuar em frentes de trabalho as quais acreditamos serem as mais promissoras intelectualmente e financeiramente”, afirma a diretora.

A nova instituição começou a receber matrículas desde o anúncio de transição da Exame Academy e já conta com mais de 65 mil estudantes. Até o momento, não há oferta de bolsas de estudos ou vestibular para ingresso nos cursos de pós-graduação da faculdade. “Atualmente, uma avaliação é feita apenas com intuito de entender se o curso indicado atende às expectativas do candidato”, explica Heloisa.

Tendências como pilares

 

ESG, Tecnologia e Negócios em expansão dão o tom da nova instituição. As três vertentes, segundo a diretora, sugerem os caminhos pelos quais a Exame acredita que haverá maior desenvolvimento nos próximos anos. “ESG trata-se de algo que, muito em breve, passará de uma escolha para algo mandatório dentro do ambiente corporativo, seja qual for a indústria de origem. Do entretenimento à infraestrutura, os olhares devem estar voltados à necessidade de promover um crescimento econômico aliado às boas práticas e que garanta o futuro das gerações através de protocolos com o compromisso para o ambiente e bem-estar social”, afirma.

 

SSIR Brasil | As diferenças entre ESG e investimento de impacto

 

Heloisa aponta o aceleramento das tendências tecnológicas como a razão para a implementação da Tecnologia como um dos pilares da Exame. “É preciso atualização constante nesse mercado”, diz. Por fim, a área de Negócios em expansão permite a ampliação do leque para temas que podem ou não serem mais tradicionais e, ao mesmo tempo, corresponder a ideias inovadoras. “Especialmente de startups muito atreladas à veia empreendedora”, acrescenta.

 

Frutos da prática jornalística

 

A marca Exame nasceu em 1967 com a revista Exame, a maior publicação de negócios e economia do país. Heloisa conta que, há alguns anos, a Exame optou por se tornar uma Mediatech e, desde então, tem unido potenciais como a capacidade de criação da redação e o know-how de toda a estrutura comercial com novas competências através do aporte de instituições de ensino. “A estrutura da Exame, que carrega em parte dela a redação, foi imprescindível para o surgimento da faculdade”, garante.

“A Faculdade preza por uma educação conectada ao mercado, e o nosso jornalismo é a principal porta de conexão. Por isso pensamos em soluções educacionais mais sistêmicas”, detalha.

 

Formato

 

De acordo com a diretora, o foco da Faculdade Exame é o ensino digital. “No entanto, temos alguns produtos como imersões que são presenciais”, pontua. As aulas acontecem de forma síncrona e assíncrona. 

A instituição obteve nota cinco do Ministério da Educação (MEC). Mais informações podem ser encontradas no site exame.com/faculdade

 

Autor

Gustavo Lima


Leia Gestão

Luciana Machado

Estratégia de nicho: academia deve se aproximar do mercado

+ Mais Informações
Qualidade do curso, base para o marketing educacional

Qualidade do curso é a base para o marketing educacional

+ Mais Informações
Emergência climática

Pandemias, eventos extremos e processos internos das IES

+ Mais Informações
Autoavaliação

Autoavaliação – consenso e exigência

+ Mais Informações

Mapa do Site