NOTÍCIA
Graduação inédita em Ciência da Criatividade promete potencializar o repertório criativo de profissionais dos mais diversos setores
Publicado em 18/07/2023
Lançada pela Uniasselvi, a inédita graduação em Ciência da Criatividade promete potencializar o repertório criativo de profissionais dos mais diversos setores. É o que garante Ricardo Grima, vice-presidente de Graduação EAD da instituição. O curso oferecerá os meios necessários para que os futuros cientistas da criatividade possam encontrar soluções para desafios em suas respectivas áreas de atuação.
Grima conta que o lançamento do curso partiu da intenção da Uniasselvi de apresentar um portfólio inovador. “Normalmente vemos as IES mais tradicionais olhando para demandas existentes de mercado, como qual é a disputa por vagas em determinado curso, por exemplo. Nós olhamos um pouco para frente e, assim, notamos uma escassez de pessoas que tenham esse olhar criativo”, explica.
Entender a criatividade como competência, para além de um talento, e reconhecê-la como carreira complementar é um dos pontos levantados por Grima. “O curso foi pensado como uma segunda graduação, independente da área de formação do estudante. Seja engenheiro, administrador de empresas ou egresso de contabilidade, a ideia é que o profissional possa agregar [a nova formação] em seu currículo e, com isso, gerar mais valor para sua respectiva profissão”.
“Vivemos em um mundo em que a complexidade do dia a dia é cada vez maior. A carreira de cientista criativo deve formar profissionais com mentes mais abertas e uma das grandes intenções desse curso é fazer com que a pessoa saia do lugar comum”, acrescenta Grima.
Na edição de 2022 do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, elaborado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), são listadas as 10 profissões com maior vínculo com a criatividade. O ranking indica a diversidade de áreas e ocupações que demandam a mentalidade criativa de seus profissionais.
De acordo com o vice-presidente de Graduação EAD da Uniasselvi, o curso também se conecta com o conceito de economia criativa. Há, inclusive, uma disciplina voltada para o tema na grade curricular do terceiro semestre.
Grima destaca que serão trabalhadas disciplinas e abordagens fundamentadas para áreas como Teoria da Mudança, Complexibilidade, Autenticidade e Liderança, e Neurociência. “São as principais competências trabalhadas dentro do curso”, diz.
Classificado como tecnólogo, o curso pode ser realizado no formato presencial e na modalidade EAD. Disponível para alunos de todo o Brasil, está previsto para durar entre quatro (duração mínima) e seis (duração máxima) semestres.
Confira a grade curricular da graduação em Ciência da Criatividade:
1º Semestre | – Perspectivas Profissionais
– Inteligência Emocional e Relacional – Neurociência e Aprendizagem Ativa – Bases do Pensamento Criativo: Divergência, Convergência e Momento Eureka – Imersão Profissional: Estratégia para o desenvolvimento do potencial criativo |
2º Semestre | – Produção do Conhecimento Científico e Tecnologias Emergentes
– Design Thinking – Learnability, Autenticidade e Repertório – Relaxamento, Meditação e Ócio Criativo – Imersão Profissional: Design Thinking |
3º Semestre | – Empreendedorismo Criativo
– Cultura da Inovação e Gestão da Mudança – Design de Bens e Serviços no Contexto da Economia Criativa – Tendências Tecnológicas e Inteligência Artificial – Imersão Profissional: Estratégias para Estabelecimento de Vínculos e Valorização das Singularidades |
4º Semestre | – Cidadania e Protagonismo Social
– Da Ideia à Ação: O Poder do Storytelling – Design de Futuros Desejáveis – Fundamentos da Ciência da Criatividade: da Ancestralidade à Contemporaneidade – Estudo Contemporâneo e Transversal: Indústria, Transformação Digital e Inovação – Imersão Profissional: Cultura e Lazer |
Disciplina Optativa | – Língua Brasileira de Sinais – Libras |