Iniciativa da RenovaBR e Insper reúne deputados e senadores de diversos partidos
Publicado em 02/12/2022
Entre os dias 5 e 9 de dezembro, a escola RenovaBr e o Insper promoverão o curso ‘Gestão estratégica de Mandato’ para deputados (estaduais e federais) e senadores, visando qualificá-los para os desafios dos respectivos cargos. A formação acontece na sede do Insper, na Vila Olímpia, em São Paulo.
Leia: Falha no sistema impede as IES de aderirem a Fies e Prouni
A turma é formada por ex-alunos do RenovaBR, eleitos como titulares e suplentes, e por congressistas eleitos que assumirão o primeiro mandato de suas trajetórias políticas no Congresso Nacional. Com carga horária de 40 horas, a iniciativa se propõe a debater, com base em evidências acadêmicas, propostas concretas e viáveis para os principais desafios brasileiros, além de criar um plano de gestão estratégica de mandato.
O curso reunirá mais de 50 alunos de diversos partidos, como CIDADANIA, MDB, NOVO, PATRIOTA, PDT, PL, PODEMOS, PP, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSOL, PT, PV e REDE.
“Uma das grandes entregas do RenovaBR para a sociedade brasileira é criar condições para que os parlamentares possam conhecer as ferramentas necessárias para o exercício da função antes de assumirem seus mandatos”, avalia o fundador do RenovaBR, Eduardo Mufarej.
Os futuros parlamentares serão preparados por especialistas como o cientista político Carlos Melo, o economista Marcos Lisboa e o ex-ministro da Fazenda e ex-embaixador do Brasil em Washington, Rubens Ricupero. Entre os assuntos que serão ministrados estão desigualdade no Brasil, política social, reforma tributária, governança democrática, ética, conjuntura econômica, comunicação e política, sustentabilidade, agronegócio e plano de mandato.
Todos os parlamentares de primeiro mandato da Câmara dos Deputados e do Senado Federal receberam o convite para participar, além daqueles que fizeram o curso na edição anterior, em 2018.
Leia também: Proporção de brasileiros “nem-nem” em relação a outros países é sinal de alerta