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Longlife learning abre possibilidades para que as IES pesquisem o mercado para lançar cursos curtos e diversificar a receita
Publicado em 31/05/2022
O curso e pós-graduação Star Lessons: Práticas de Sala de Aula no Modelo Finlandês, é uma parceria do Centro Universitário São Camilo com o governo da Finlândia e a Universidade de Helsinque, voltado para professores e gestores de educação básica, “interessados em aprimorar suas estratégias didáticas com foco na autonomia e aprendizagem efetiva”, como afirma Luis Antonio Vilalta, coordenador geral de pós-graduação da instituição brasileira.
O curso visa o desenvolvimento da autonomia em metodologias ativas, promover engajamento e colaboração, a aprendizagem por projetos e solução de problemas, promover a interatividade e feedback, desenvolver habilidades de processamento de informação, transferência de informação, metacognição e aprendizagem investigativa, e trabalhar o uso de tecnologias para fins de aprendizagem.
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Com formato de microlearning, a atenção do professor-participante é voltada para os pontos de atenção que um professor deve desenvolver sobre seu fazer docente com amplas oportunidades de se autoavaliar, refletir e aplicar o conhecimento construído ao longo do curso junto a seus alunos. No final, o participante contará com um repertório amplo de estratégias didáticas que envolvem trabalho individual, colaborativo, mediado por tecnologia e segurança para aplicá-las em qualquer contexto de ensino e aprendizagem.
O curso terá duração de 360 horas, das quais 240 são produzidas pela Universidade de Helsinque e as outras 120 horas pelo São Camilo; cujo objetivo é proporcionar ao participante a oportunidade de elaborar estratégias didáticas para cada momento de uma aula, sequência didática ou disciplina.
Segundo Vilalta, coordenador geral de pós-graduação do São Camilo, o curso reflete um desejo antigo de instituições e redes de ensino e universidades finlandesas de realizarem troca de experiências para a promoção de uma educação de alta qualidade que gere resultados de aprendizagem muito efetivos.
“Todas as iniciativas de parceria realizadas até o momento no Brasil foram presenciais e, bastante onerosas, beneficiando poucos professores em comparação com a demanda brasileira. Essa questão também se apresentou à Finlândia com relação à formação de professores de outros países populosos como a China e as Filipinas, por exemplo.”
Vilalta diz que a Universidade de Helsinque elaborou o curso Star Lessons, 100% online, baseado em microaprendizagem, reflexão e aplicação de conhecimento, e essa metodologia se provou extremamente eficaz para realizar a formação de professores de alta qualidade em larga escala, para beneficiar redes inteiras e realmente provocar a adoção de práticas docentes consagradas por grandes grupos de professores em uma rede ou instituição de ensino.
Afora o custo para a produção das 120 horas com material brasileiro, o acordo prevê uma participação da Finlândia no faturamento, portanto um risco minimizado. Como o público-alvo são escolas, o desafio é atingi-las. Governos também estão na mira; esses têm um tempo de maturação mais longo. A meta é conseguir mil participantes por ano. Como é gravado, iniciado em maio, todo mês estão previstas entradas de alunos. O curso custará em torno de R$5 mil – grupos terão descontos.
Este é um trecho de matéria publicada na edição de maio/2022 da Revista Ensino Superior. Tenha acesso ao conteúdo completo, assine.
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