NOTÍCIA
Plataforma Farol 1817, em parceria com a PUCPR, disponibiliza o curso online e com certificado. Saiba como se matricular
Publicado em 18/04/2022
Incentivar uma educação integral, focada no diálogo, inclusão e colaboração, e que vá além da transmissão hierarquizada do conhecimento são os principais objetivos do Pacto Educativo Global. Lançado em 2020 pelo Papa Francisco, o documento objetiva renovar o processo educativo. Para democratizar e facilitar o acesso aos conceitos do tratado, a plataforma educativa Farol 1817, em parceria com a PUCPR, disponibiliza, gratuitamente, um curso online a todos os interessados no assunto.
Leia: Dinheiro privado garante inovação e continuidade na educação pública
O curso tem 10 horas de duração e é dividido em três partes: o pensamento educativo de Francisco; o instrumento laboris do Pacto Educativo Global; e os passos práticos para implementar os conceitos. Ele faz parte da série Nos passos de Francisco, mas pode ser feito de forma independente. As aulas trazem uma ideia geral dos conceitos, entre os quais: Educação baseada em diálogo; Educação para o acolhimento; Integração das três linguagens: coração, mente e mãos; e Relação intergeracional.
Conforme destaca a professora responsável pelo curso, Mariane Lins, a capacitação é destinada a todos que atuam ou têm interesse na área da educação e desejam entender um pouco mais sobre o Pacto Educativo.
“E não apenas para os que atuam em escolas católicas e instituições ligadas à Igreja, já que o objetivo é formar uma aliança, uma aldeia educativa com a sociedade”, relata a professora.
Ainda segundo ela, todos que se relacionam com a educação de alguma forma podem encontrar espaço de reflexão e de uma primeira aproximação com o pacto educativo a partir desse curso, sejam educadores, famílias, catequistas, estudantes, agentes comunitários, professores da educação básica e superior, e quem mais tiver interesse em contribuir para uma mudança na educação e na sociedade.
Curso Pacto Educativo Global
Gratuito, online
Inscreva-se: clique aqui
Matéria publicada originalmente na Plataforma Educação
Ex-ministro da educação discute momento da pasta em podcast