NOTÍCIA
Pesquisa Instructure Global 2021, de empresa criadora do Canvas, identifica tendências do uso de tecnologia educacional na LATAM para 2022. Relatório pode ser baixado gratuitamente
Publicado em 09/12/2021
“Este estudo ilustra o forte impacto que a pandemia teve sobre as instituições e os alunos da América Latina (LATAM), mas também nos mostra uma região focada no uso da tecnologia para empoderar professores e alunos”, diz Steve Daly, CEO da Instructure.
Isso pode ser percebido por um de alguns dos números mais destacáveis: 74% dos usuários do LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem, em português) na LATAM relatam que frequentemente acessam cursos por meio de dispositivos móveis, em comparação a 61% na América do Norte e 63% na Europa e Oriente Médio. Com 71% o Brasil tem o menor porcentual da América Latina, enquanto o Peru tem a maior porcentagem com 83%.
Outro ponto é que grande maioria dos alunos (95%) e gestores (92%) latinos acreditam que o acesso à tecnologia tem um alto impacto no sucesso educacional. Embora os estudantes ainda definam “sucesso” principalmente como desempenho acadêmico, o corpo docente e os gestores estão procurando maneiras de apoiar o aluno como um todo, com o bem-estar psicológico e o acesso à saúde mental impactando positivamente o engajamento do aluno.
Leia: Mensurando o engajamento para qualificar experiências de aprendizagem
50% das instituições pesquisadas em 2021 oferecem serviços de aconselhamento presencial ou virtual, 33% realizam eventos de bem-estar no campus e 24% utilizam aplicativos de saúde mental. No Brasil especificamente, 48% das instituições que participaram da pesquisa oferecem, no campus ou de maneira virtual, serviços de aconselhamento, 28% incluem eventos voltados à saúde em seu currículo e 16% utilizam aplicativos voltados à saúde mental.
O sucesso do estudante hoje requer disponibilidade de recursos tecnológicos, bem como conteúdo envolvente e um ensino de qualidade com o auxílio de professores proficientes em tecnologia.
Os quatro principais fatores acadêmicos para estimular o sucesso dos estudantes, citados por alunos e gestores, são a qualidade do corpo docente (91%), conteúdo/ensino envolvente (90%), tecnologia disponível e instrução prática (ambos com 89%).
Já no Brasil os principais fatores para o sucesso citados por estudantes e gestores são atividades práticas (98%), oportunidade de estágio (98%), disponibilidade tecnológica (97%) oportunidades extracurriculares (97%) e nível intelectual dos professores (96%).
Consulte a pesquisa Análise de sucesso e envolvimento dos alunos do ensino superior para conferir os dados completos e traçar estratégias afinadas com as tendências para 2022.