Colunista

Fael otimiza processo de matrículas e reduz tráfego telefônico com uso de inteligência artificial

Investimento em melhorias no atendimento desafogou tráfego telefônico da faculdade em 50% com o “Conecta Fael”, assistente virtual baseado nas tecnologias de inteligência artificial (IA) da Microsoft

Fael inteligência artificial site Conecta Fael foi baseado na programação neurolinguística da Bella
Fael inteligência artificial site
Conecta Fael foi baseado na programação neurolinguística da Bella (Foto: Pexels)

Com cerca de 200 mil alunos já graduados e mais 80 mil em formação, o time interno da Faculdade Fael começou a se indagar sobre como otimizar ainda mais o seu atendimento. A instituição já possuía uma central de atendimento por meio de um número 0800, mas acabou se tornando insustentável aumentá-la no mesmo ritmo em que o número de alunos evoluía. Assim, em conjunto com a AI Networks, uma empresa especialista em inteligência artificial e parceira da Microsoft, a faculdade optou pela implementação de um assistente virtual, com foco no relacionamento pré-venda.

Leia: Ciência e pesquisa como instrumento de desenvolvimento do país

“Houve uma imersão muito grande da equipe da AI Networks e do nosso time de TI para entender e levantar todas as possíveis perguntas que os nossos alunos faziam. Quando tomamos a decisão de buscar uma solução de atendimento, nós queríamos, de fato, uma estrutura em inteligência artificial, para que pudéssemos dar 100% das respostas e trabalhar com conexões mais complexas”, diz Jefferson Silva, diretor de marketing da Faculdade Fael. 

Os benefícios do assistente virtual na instituição

conecta fael
Conecta Fael (Arte: reprodução / Facebook)

Com mais de 2 mil perguntas pré-respondidas, o Conecta Fael foi baseado na programação neurolinguística da Bella, um framework desenvolvido pela AI Networks 100% estruturado em Microsoft Azure, também utilizando ferramentas como o Microsoft Bot Framework, o Q&A Maker e o Language Understanding (LUIS). A Faculdade Fael deu vida ao seu assistente virtual a partir de uma adaptação da Bella, seguindo a identidade e o design proposto para o Conecta Fael.

Dentre os diversos benefícios gerados pela utilização do Conecta Fael com as ferramentas Microsoft, o que mais se destacou foi o desafogamento de atendimentos telefônicos, que caiu cerca de 50%. Também houve uma assistência na geração de leads, aumentando o seu número total, a qualificação e a conversão final. A integração ágil e inteligente das plataformas, também permitiu que o bot fosse atualizado com as últimas informações e/ou ofertas da faculdade, além de treinar o machine learning para identificar palavras irregulares no chat, como gírias e abreviações. 

Sobre a Fael

A Fael (Faculdade Educacional da Lapa), é uma instituição focada em graduação e pós-graduação online no Brasil. Possui mais de 650 polos presenciais distribuídos em todos os estados do país, planejados a partir de um dos principais pilares da faculdade: o acesso justo e democrático à educação, que a fez chegar até os municípios mais remotos do Brasil. Um exemplo de como isso acontece é a parcela de indígenas que são alunos da Fael, os quais atendem às aulas no polo de Jacaréacanga (PA), uma vez que não possuem internet nas aldeias. Com a pandemia, a Fael imprimiu todo o material dos cursos – livros, apostilas, exercícios, provas etc. – e enviou para as aldeias via caminhão e barco. 

Sobre as atualizações, a instituição pretende firmar ainda mais sua parceria com a AI Networks junto à Microsoft, estruturando canais de voz para o Conecta Fael e criando um novo bot exclusivo para relacionamento pós-venda, ou seja, para alunos já matriculados. Com outras estratégias ainda em desenvolvimento pela faculdade, a integração ao futuro bot tornará a experiência do usuário ainda mais completa.

Leia também:

Educação e produção industrial: uma comparação entre pessoas e parafusos

UNIP, USP e USCS lançam pesquisa sobre uso de TIC na gestão pública de crises como a covid-19

Por: | 28/06/2021


Leia mais

Resistência dos estudantes

A resistência dos estudantes a métodos ativos

+ Mais Informações
IA

Em tempos incertos, IA é das poucas certezas

+ Mais Informações
Simone Biles

A transitoriedade dos problemas emocionais

+ Mais Informações
Emergência climática

Pandemias, eventos extremos e processos internos das IES

+ Mais Informações

Mapa do Site