Criada pelo Universia, a MetaRed conta com a participação de diversas instituições públicas e privadas brasileiras. Interessados em aderir podem se inscrever por e-mail
Publicado em 10/03/2020
O ensino superior brasileiro está unindo forças para expandir o uso de tecnologias educacionais e reforçar a segurança das redes e dos ambientes digitais. As instituições também estão trabalhando em conjunto para avançar nos aspectos de governança e de indicadores de TI e melhorar o relacionamento com os fornecedores.
Leia: Por que os gestores de TI devem atuar de maneira estratégica
Esse trabalho colaborativo faz parte da MetaRed Brasil, uma iniciativa criada pelo Universia (e presente em outros sete países) para apoiar as IES no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino, na gestão e na pesquisa.
No Brasil, o projeto é presidido por Hermes Ferreira Figueiredo, diretor-presidente da Cruzeiro do Sul Educacional e presidente do Semesp, e coordenado por Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp.
Para facilitar o andamento das discussões e dar mais foco aos participantes, a MetaRed opera por meio de grupos de trabalho. São eles:
Tecnologia educacional – promove e desenvolve a avaliação do ensino superior;
Segurança de TI – coordena, difunde e promove atividades e boas práticas e a implantação de ferramentas comuns de gestão de segurança;
Governança e Indicadores de TI – promove o estudo, análise, avaliação e implantação de um sistema de governança de TI, levando em consideração as atividades administrativas e educacionais das IES;
Soluções com os clientes – objetiva a melhoria contínua no processo de Gestão de Relacionamento com Fornecedores de TI (GRFTI), envolvendo registro de experiências, gestão de conhecimento, ciclo de gestão e eventos.
Diversas instituições públicas e privadas já estão participando das discussões e promovendo melhorias na área de tecnologia. Todos os associados do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, podem participar. Para se inscrever, envie e-mail para redes@semesp.org.br.
O que explica o sucesso das redes de colaboração
Pós-graduação é o setor que mais cresce