Revista Ensino Superior | CEALE cria glossário com termos de alfabetização - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino Fundamental

CEALE cria glossário com termos de alfabetização

A obra reúne mais de 200 verbetes e está disponível on-line

Publicado em 16/12/2014

por Marina Kuzuyabu

Os educadores envolvidos nos processos de alfabetização e letramento ganharam um importante suporte teórico: o Glossário CEALE – Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Organizada pelas pesquisadoras Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val e Maria das Graças de Castro Bregunci, a obra reúne mais de 200 verbetes, todos assinados por especialistas representativos em suas áreas de pesquisa e na formação de professores. ‘Alfabetização digital’, ‘caligrafia’, ‘convenções da escrita’, ‘ditado’, ‘leitura em voz alta’ e ‘método silábico’ estão entre os conceitos apresentados à luz de suas implicações pedagógicas e educacionais. Além de auxiliar os educadores na compreensão dos termos, a elaboração do glossário também contemplou outros objetivos, como o de reunir em um só volume conceitos, procedimentos e práticas que se disseminaram no mundo acadêmico e na prática pedagógica, mas que até então estavam dispersos em diversos materiais.

A versão digital da obra, impressa pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  está disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/ 

Autor

Marina Kuzuyabu


Leia Ensino Fundamental

Jogos podem auxiliar no aprendizado

Jogos podem auxiliar no aprendizado

+ Mais Informações
Whatsapp: estratégias para utilizar as novas mídias como aliadas do ensino

Whatsapp: estratégias para utilizar as novas mídias como aliadas do...

+ Mais Informações
O desafio da gramática

O desafio da gramática

+ Mais Informações
7 blogs de ciências para inspirar novas atividades em sala de aula

7 blogs de ciências para inspirar novas atividades em sala de aula

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.