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Políticas Públicas

Mais de 500 escolas rurais têm problemas graves de infraestrutura

O item mais em falta nas escolas é a biblioteca, presente em apenas 11,5% das unidades

Publicado em 06/11/2014

por Marina Kuzuyabu

Gustavo Morita
Mais de 500 escolas rurais têm problemas graves de infraestrutura

Levantamento realizado pelo Instituto CNA, ligado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, mostrou que das 75.678 escolas rurais existentes no Brasil, 508 encontram-se sem condições de infraestrutura, com baixa taxa de aprovação e alto índice de abandono. São as escolas esquecidas, segundo a denominação do estudo. Para chegar a esse universo, foram mapeadas as instituições com taxa de abandono escolar igual ou maior que 5% na Educação Básica e taxa de aprovação igual ou inferior a 80% dos alunos. Em termos de infraestrutura, foram classificadas como inadequadas para a relação ensino-aprendizagem as escolas sem nenhum dos seguintes equipamentos: biblioteca, computador, TV, antena parabólica, DVD ou videocassete, água filtrada para os alunos, energia elétrica e rede de esgoto sanitário.  O item mais em falta nas escolas rurais é a biblioteca, presente apenas em 11,5% das unidades. O levantamento também mostrou que 46,7% das escolas esquecidas estão localizadas em terras indígenas, áreas de assentamento, áreas remanescentes de quilombolas e áreas de uso sustentável localizadas nos estados do Acre (36), Amazonas (202), Amapá (4), Bahia (12), Maranhão (22), Mato Grosso (3), Pará (209), Pernambuco (6), Piauí (2), Rondônia (1) e Roraima (11).

Autor

Marina Kuzuyabu


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