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Notícias

Exclusivo: País bilíngüe, sistema de qualidade

Conheça o sistema de ensino do Canadá e instituições que trabalham com intercâmbio

Publicado em 10/09/2011

por Beatriz Levischi



“É difícil falar de educação canadense como algo definitivo, porque há muitas diferenças entre as províncias”, explica Silvia Reis, assessora para assuntos de educação e de diplomacia pública da Embaixada do Canadá, em Brasília. “São essas divisões administrativas que estabelecem regras, métodos e processos pedagógicos a serem desenvolvidos em suas escolas. Esse é o diferencial mais interessante com relação ao sistema brasileiro.”





Lá, as instituições dividem-se em públicas (a grande maioria), particulares e independentes (vinculadas a grupos religiosos, para famílias que acreditam no ensino da religião como essencial na formação do indivíduo). E mesmo quem não tem filhos estudando deve pagar os impostos escolares.





Segundo dados da publicação
Education in Canada: an Overview

(2003), as 16 mil escolas básicas e secundárias atendem cerca de 5 milhões de estudantes. O ano letivo conta com aproximadamente 200 dias – iniciando-se, geralmente, em setembro e terminando no final de junho. A duração do dia escolar varia entre 5h (primeiro grau) e 5h30 (segundo grau).





Até os 6 anos, a presença na escola não é exigida. Após essa idade, o trabalho acadêmico concentra-se nas habilidades de leitura, escrita, matemática, ciências, estudos sociais, educação física e de saúde, música e arte. Como o país é bilíngüe, um segundo idioma (distinto do familiar) integra a maioria dos currículos. As instituições (pequenas) comportam entre 250 e 300 alunos e as turmas por professor, entre 20 e 30 alunos.






Os pais que preferem educar seus filhos total ou parcialmente em casa (entre 20 e 25 mil) devem registrá-los no colégio de sua jurisdição, para que ele possa monitorar o progresso do estudante, e seguir as normas estabelecidas pela província.




Mais de 2 mil meninos e meninas com necessidades especiais de audição e visão são atendidos em 19 escolas. Dar oportunidade de acesso à educação para crianças indígenas (3%) é prioridade do governo.





O país exporta conhecimento de educação infantil, na forma de franquias internacionais. O programa
Maple Bear

, desenvolvido pelo Centro de Educação Canadense (CEC) internacional, oferece modelo pedagógico para educação bilíngüe, baseado no atual sistema de ensino infantil canadense e focado na atividade intelectual, física, emocional e social das crianças. A metodologia baseia-se na experiência de exploração. No Brasil, já funcionam nove unidades.


Autor

Beatriz Levischi


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